Manejo nutricional de dislipidemia: redução de riscos cardiovasculares (Parte II) – Revista Hoje

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Nicoleta Tupiță, Nutricionista-nutricionista, Especialista em nutrição de esportes, Colaborador F. R. de Rugby

Dr. Alin Popescu, Médico clínico geral, medicina do esporte, CMO F. R. de Rugby

 

Resumo:

Na Roménia, a nutrição é o fator de risco com a maior contribuição para a mortalidade cardiovascular em ambos os sexos. De todos os tipos de dislipidemia, uma relação direta e bem documentada através de estudos encontra-se entre os níveis de LDL-colesterol e risco de doença cardiovascular. Sabe-se que o maior impacto sobre o nível de colesterol LDL você tem as gorduras saturadas e as gorduras trans, presentes em grandes quantidades na dieta de romenos. Além de regular o consumo de gordura, a ingestão adequada de fibra, fitoesteróis têm efeitos benéficos demonstrados.

Palavras-chave: alimentação, colesterol, lipídios

Resumo:

Na Roménia, a nutrição é o fator de risco com maior contribuição para a mortalidade cardiovascular em ambos os sexos. De todos os tipos de dislipidemia, direto e bem documentada relação entre os estudos é o de LDL-colesterol e o risco de doenças cardiovasculares. Sabe-se que o maior impacto sobre os níveis de colesterol LDL são dadas por gorduras saturadas e gorduras trans, presentes em grandes quantidades na dieta de Romenos. Além de regulação de lipídios consumo, ano adequado de fibras e a ingestão de fitoesteróis tem efeitos benéficos.

Palavras-chave: dieta, colesterol, lipídios

Fibras alimentares

Fibras alimentares solúveis são reconhecidos os efeitos da redução de colesterol no sangue. A recomendação de um maior consumo de alimentos ricos em fibra solúvel tem o efeito de reduzir o colesterol total e o LDL-colesterol e redução do risco cardiovascular, se eles são usados como intervenção único, porque eles são associados com a medicação hipolipemiantă.

Existem vários mecanismos pelos quais as fibras solúveis exerce seus efeitos hypocholesterolaemiant. As fibras solúveis vincular os ácidos biliares e colesterol no intestino, resultando em um aumento da excreção de ácidos biliares e de ajustar o nível de colesterol LDL. Outros mecanismos sugeridos pela literatura científica para os efeitos de redução do colesterol são: inibição da síntese hepática de ácidos graxos por produtos de fermentação instestinală das fibras (ácidos graxos de cadeia curta, butirato, propionato); o mecanismo de alteração da motilidade intestinal; atrasar a absorção de macronutrientes e a instalação de mais rápido e de mais longo prazo sensação de saciedade. Prolongando a sensação de saciedade é uma forma indireta de redução do colesterol exercida pelas fibras solúveis. Uma sensação de saciedade por um longo período de tempo provoca uma diminuição da ingestão calórica, o padrão e os ácidos graxos dietéticos.

Dietas ricas em fibra solúvel diminuir significativamente o colesterol total e o LDL-colesterol, mas parece que eles têm um indesejável efeito de diminuir o HDL-colesterol. No entanto, o impacto sobre o HDL-colesterol não é alta, sendo no limite da significância estatística [1].

De acordo com uma meta-análise que levou em conta a 67 estudos que foram utilizados em intervenções nutricionais diferentes tipos de fibra, que não existem diferenças significativas no efeito sobre o colesterol no sangue de diferentes tipos de fibras [1]. Mais estudados tipos de fibras solúveis são: fibras solúveis da aveia, psyllium, hellas a. a goma guar. Uma relação dose-resposta é difícil de estabelecer devido à heterogeneidade observada nos estudos em que eles tentaram de doses mais elevadas de fibras em comparação com uma média considerada abaixo de 10 g por dia de fibras solúveis. As diferenças observadas entre indivizivii participantes é explicado pela adesão deficientes em dietas com alto teor de fibras solúveis. As fibras solúveis não exerce um efeito significativo de redução dos níveis de triglicéridos. Também, não há grandes diferenças no efeito exercida por as fibras solúveis entre os indivíduos com níveis normais de colesterol e aqueles com níveis mais elevados. Reduzir colesterol em pessoas com dislipidemia é apenas ligeiramente maior do que a de indivíduos saudáveis [1].

Recomendação de consumo de fibras solúveis no caso de pacientes em tratamento médico é uma prática que deve ser incentivada, mesmo se a redução adicional do colesterol atribuída a fibra solúvel não são observadas diretamente. Um consumo diário de 25 g de fibra por dia, parece que ele atua indiretamente na diminuição do colesterol sérico, mesmo na droga pacientes tratados diminuindo diária de ingestão de calorias, o que leva à redução de massa corporal e reduzir os níveis de glicose no sangue [2].

Beta-glucano é um tipo de fibra solúvel que predomina na aveia e centeio, e entre os mais estudados. No presente momento, o efeito do beta-glucano sobre o colesterol total e o LDL-colesterol é reconhecido pela maioria das autoridades [3] para a segurança alimentar, para muitos produtos a partir de aveia pode especificar o efeito de redução do colesterol no pacote.

10 g/dia) não parecem apresentar efeitos benéficos [4]. Também, não foi possível estabelecer qualquer relação de amplificação do efeito de quando o tratamento é continuado por um longo período de 12 semanas. O efeito do beta-glucano na plasmáticos de colesterol parece permanecer estável ao longo do tempo. No entanto, mesmo se muitos tipos de fibra não indicam necessariamente um efeito de maior desconto, no caso de pessoas com hipercolesterolemii, para o beta-glucano, há estudos que mostram que uma maior diminuição no colesterol em pessoas com níveis elevados, em comparação com indivíduos saudáveis. Estes amplificado efeito de redução de colesterol pode ser visto em pessoas com diabetes tipo 2 [4]. Além disso, o consumo de aveia e centeio integrais, entre os alimentos com alto teor de fibras solúveis incluem beterraba, feijão, berinjela, peras, pêssegos, ameixas, maçãs, laranjas, kiwi, amêndoas, sementes de gergelim, sementes de linho.

Fitoesteróis

Fitoesteróis são esteróis de plantas são semelhantes em estrutura de colesterol, que actua ao nível do intestino, substituindo o colesterol nas micelas, reduzindo sua absorção no sangue. A presença de pelo menos 2 g de fitoesteróis na dieta diária pode reduzir os níveis de LDL-colesterol em 10%, tendo, portanto, uma contribuição importante na redução do risco de doença cardiovascular [5,6]. A eficiência de fitoesteróis varia interindividual dependendo da taxa de absorção/síntese endógena de colesterol. Indivíduos que apresentam uma alta absorção do colesterol comparado com a síntese endógena dos últimos parecem se beneficiar mais dos efeitos de hypocholesterolaemiant de fitoesteróis.

O mais comum fitoesteróis presentes na dieta são o beta-sitosterolul, campesterolul e com o estigmasterol. Fontes naturais de fitoesteróis incluem: óleo de gérmen de trigo, óleo de soja, óleo de milho, sementes de gergelim, nozes e algumas frutas, como laranjas e figos. A quantidade de fitoesteróis presentes naturalmente na dieta é pequeno o suficiente para exercer efeitos terapêuticos, e para obter efeitos de redução de colesterol no sangue, na maioria das vezes o uso de suplementos de fitoesteróis.

O efeito de redução do colesterol é maior entre os pacientes com níveis elevados de LDL-colesterol [7]. Além disso, o efeito de reduzir o nível de colesterol é maior em pacientes idosos, através da comparação com os mais jovens. O esquema de administração pode influenciar a e ela o efeito de fitoesteróis. Doses múltiplas (2-3) durante todo o dia ou uma dose única após o almoço são mais eficazes do que uma dose única, administrada pela manhã [7]. A eficiência é melhorada e os alimentos com o qual é administrado, de modo a barrar gorduras (manteiga, queijo, creme), leite e iogurte são as melhores “portadores”. Fitoesteróis podem ser utilizados como adjuvantes no tratamento da droga com estatinas, resultando em uma redução adicional significativa de colesterol no sangue, em comparação com a terapia de droga, sem adicionais de fitoesteróis [7]. Dados recentes mostram que fitoesteróis têm efeitos significativos e para a redução de triglicérides em pacientes com hipertrigliceridemia. 2-4 g de fitoesteróis por dia pode reduzir os triglicerídeos de ~11% [8]. No entanto, a fim de estabelecer uma clara recomendação para diminuir o triglicérides é uma necessidade de mais ensaios clínicos.

Vitaminas: a niacina e a vitamina D

Ácido nicotínico ou vitamina B3 (niacina) tem sido associado com o aumento da HLD-colesterol e diminuição significativa nos níveis de LDL-colesterol e triglicérides. Estes efeitos benéficos ocorrem em doses muito mais elevadas do que a dose diária recomendada (de 14 a 16 mg/dia) de beefmine B3, exatamente 2 g de ácido nicotínico por dia [9]. No entanto, devido a efeitos adversos graves, ácido nicotínico é proibido na Europa, no tratamento de dislipidemia, para diminuir o risco cardiovascular.

Níveis mais baixos de HDL-colesterol e uma maior relação entre colesterol total e HDL-colesterol foram observados em pacientes com deficiência de vitamina D [10]. A deficiência de vitamina D, vale a pena investigar em pacientes com dislipidemia. Mesmo se ainda não há suficientes estudos que recomendam a suplementação com vitamina D como uma modalidade de tratamento, requer, pelo menos, a suplementação, a fim de corrigir a deficiência de vitamina D. a vitamina D Suplementos podem tornar-se uma boa forma de prevenção de doenças cardiovasculares em pacientes com dislipidemia e aumento do risco cardiovascular.

A frutose

A evidência científica considerável mostram que uma dieta rica em frutose favorece o crescimento de triglicérides. Estudos em ratos têm mostrado que, quando eles são alimentados a frutose, a síntese de triglicérides aumento de 56%, e de triglicérides, por 86% [12]. A frutose tem um efeito negativo duplo sobre o triglicérides, tanto pelo aumento da síntese e bloqueando o metabolismo.

O metabolismo humano foi usado para uma dieta rica em glicose, com baixo teor de frutose, que é exatamente por isso que o metabolismo da frutose para a produção de energia é deficiente. Antes de adotar a dieta moderna, a frutose é em pequenas quantidades na dieta, unicamente a partir de frutas ou mel. Com o advento de adoçantes com base no teor de frutose ou de alguns aditivos alimentares, como o xarope de milho rico em frutose, a dieta contém uma maior quantidade de frutose que o corpo não é capaz de transformá-lo em energia. Assim, o excesso de frutose é transformado em triglicérides de armazenamento. Além disso, dietas ricas em frutose induzir resistência à insulina por perturbação do metabolismo da glicose. A resistência à insulina induzida por frutose em excesso está associado a um maior risco de dislipidemia.

Portanto, requer uma educação para o cuidado de pacientes com dislipidemia para limitar o consumo de frutose, principalmente a partir de alimentos processados através da leitura de rótulos nutricional e lista de ingredientes. Os pacientes devem ser informados sobre todas as fontes de frutose, especialmente o escondido, difícil de identificar na lista de ingredientes dos produtos processados. Eles podem avaliar e consumo de frutas e mel. Muitos pacientes, quando eles querem adotar uma dieta mais saudável, tendem a aumentar o consumo de frutas, atingindo os valores mais elevados de 1 kg por dia. Além disso, a prática de substituir o açúcar com o mel e o uso destes últimos em quantidades maiores do que o açúcar através do prisma da imagem de alimentação saudável.

Álcool

O consumo de 3 ou mais bebidas alcoólicas por dia está associado a um maior risco de ocorrência de doenças cardiovasculares [13]. Em relação aos benefícios do consumo moderado de álcool de uma bebida por dia para as mulheres (10 g de álcool/dia) e duas bebidas para os homens (20 g de álcool/dia), as evidências apontam o contrário. Há estudos que confirmem que o risco cardiovascular é menor em pessoas que tiveram um consumo moderado de álcool. Por outro lado, alega-se, e o fato de que qualquer quantidade de álcool pode levar a aumento da pressão arterial e índice de massa corporal, portanto, o risco menor de doença cardiovascular está presente entre aqueles que não são consumidores de álcool.

Com relação a pessoas com dislipidemia, as orientações aceitar um consumo moderado de 20 g (2 unidades) de álcool para homens e 10 g (uma unidade) de álcool para as mulheres, o que não parece causar um aumento nos triglicérides. Entre os indivíduos com obesidade e a presença de triglyceridemia, não é recomendável beber qualquer tipo de bebida alcoólica. Uma grande importância é o tipo de bebida alcoólica consumida, o mais bem aceito, sendo que o vinho tinto. Pequenas quantidades de vinho tinto pode apresentar alguns efeitos de proteção contra doenças cardiovasculares e de não levar a um aumento de triglicérides, no caso de pessoas com níveis normais. Um dos compostos no vinho tinto potencialmente benéfico é o resveratrol, um poderoso antioxidante. Os efeitos do poderoso antioxidante do resveratrol ainda não são suficientes para apoiar uma recomendação clara em relação ao consumo de vinho tinto em pessoas com risco cardiovascular aumentado através da presença de dislipidemia.

Dieta do mediterrâneo

A maioria dos estudos que mostram os efeitos dos componentes da dieta singulars sobre a redução de plasma de lipídios, os efeitos dos alimentos no geral não estão muito em evidência. O mais estudado tipo de dieta é a mediterrânea. Reduzindo o risco de doenças cardiovasculares através da adoção da dieta mediterrânea tem sido quantificados a 10% [13]. O impacto da dieta mediterrânica lipídios no plasma parece ser mais significativo em pessoas com peso normal e baixa o risco de doença cardiovascular em comparação com pessoas obesas, em que o impacto na redução de LDL-colestrolului e colesterol total é apenas moderada [14].

Para adotar um padrão de dieta que são propícias para a normalização de plasma de lipídios e de apoio a saúde cardiovascular de incorporar todas as recomendações fornecidas para a presença de doença cardiovascular, com um programa de atividade física adequada capacidade física de cada indivíduo.

Entre as principais recomendações dietéticas que devem ser adotados incluem:

  • O ajuste do consumo de energia para atingir ou manter a massa corporal normal;
  • O consumo de uma grande variedade de plantas naturais de alimentos: verduras, frutas, legumes, nozes e sementes;
  • A escolha de gorduras saudáveis: o azeite, óleo de linhaça, óleo de gérmen de trigo, óleo de semente de uva ou em combinação com um perfil de equilíbrio de Ômega-6:Ômega-3;
  • Limitação de lácteos, grãos integrais e cheios de gordura, queijos;
  • Limitar o consumo de manteiga e creme de leite;
  • O consumo de peixe pelo menos duas vezes por semana, o ideal oceânica de peixes de pequeno tamanho da captura;
  • O consumo de carne vermelha deve ser limitada a uma vez por semana;
  • Ele vai escolher, sempre que possível, a carne branca e magra, simplesmente preparados, e sem molhos;
  • Grãos refinados são substituídos com grãos integrais, pouco processados;
  • Doces irá consumir apenas ocasionalmente, e vamos escolher o simples, caseira (panquecas com creme de iogurte com muesli, saladas de frutas);
  • 70% de cacau);
  • O álcool deve ser limitado ou consumidos ocasionalmente em quantidades moderadas; ele vai optar pelo vinho tinto.

A dieta deve ser complementada pela atividade física. Alguns estudos mostram que a atividade física constante, independentemente de quão bem eles são cumpridas as recomendações de dieta, pode ter um efeito importante na redução de lipídios no plasma. Claro, estes estudos não diminui a importância da dieta na saúde cardiovascular a longo prazo. Para as pessoas em situação de risco, o tipo e a intensidade da atividade física vai ser recomendada somente sobre a base da avaliação do risco de eventos cardiovasculares. Mesmo para as pessoas com baixo risco, mas sedentários, qualquer tipo de atividade física vai ser iniciado gradualmente para permitir a adaptação da musculatura e do sistema cardiovascular.

Conclusões

Modificação da dieta em termos de consumo de lipídios, qualitativa e quantitativamente é a primeira abordagem e a recomendação da terapia nutricional de dislipidemia. Além da modulação do consumo de lipídios, a ingestão adequada de fibra, fitoesteróis têm efeitos benéficos demonstrados. Estudos de “tímido” está lá e em termos dos potenciais efeitos da vitamina D na normalização de LDL-colesterol, e para a niacina as recomendações são controversos no presente. Mesmo que para muitos componentes da dieta conhecida a extensão da redução de plasma de lipídios, os padrões de energia têm sido menos estudados os efeitos benéficos. A dieta mediterrânea tem sido a mais amplamente estudada e, atualmente, é recomendado como o estilo de alimentos adequados para a prevenção de doenças cardiovasculares, mas estritamente na dislipidemia, os efeitos parecem ser pequena a moderada. A atividade física não deve ser esquecido, porque ele tem os efeitos da redução do plasma lipídios, mesmo quando as recomendações alimentares não são totalmente respeitados.

Referências:

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