Ácido alimentos versus alimentos alcalinos – Revista Galenus

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Nicoleta Tupiță, Nutricionista – Nutricionista, especialista em nutrição desportiva, nutricionista, F. R. de Rugby

Dr. Alin Popescu, Médico clínico geral, medicina do esporte, o secretário-geral S. Pt.M.S., o gerente médico F. R. de Rugby

Resumo:

O potencial de ácido ou alcalino de dietas é muito discutido, especialmente nos meios de comunicação. Com base nestes conceitos que surgiram e dietas específicas, o que é a dieta alcalina, que têm efeitos benéficos para a saúde. Questões como a diferença entre o pH dos alimentos e o potencial do acidifier deve ser levado em conta quando se discute equilíbrio ácido-base. Há índices que medem o potencial acidifier de alimentos e que são de referência em estabelecer um equilíbrio entre os alimentos alcalinizantes e aqueles com potencial de ácido na dieta diária. Mesmo se alguns distúrbios no equilíbrio ácido-alcalino através de um consumo, principalmente de alimentos acidificantes eles foram trazidos para o debate e a literatura científica, parece que o corpo tem mecanismos muito eficazes para a manutenção da homeostase ácido-base transtornos. Benefícios para a saúde atribuídos à dieta alcalina são devido a outros mecanismos de ação que o potencial de alcalinizantes.

Palavras-chave: alimentos ácidos, alcalinos de alimentos, a dieta

Resumo:

O ácido ou alcalino potencial de dietas é muito discutido, especialmente no campo dos media. Com base nesses conceitos, dietas específicas, tais como a dieta alcalina, também surgiram com efeitos benéficos sobre a saúde. Aspectos como a diferença entre o pH do alimento e a acidificação potencial deve ser levado em conta quando se discute o ácido-básico equilíbrio. Há índices que medem a acidificação potencial de alimentos e são relevantes para o estabelecimento de um equilíbrio entre alcalina e ácida alimentos na dieta diária. Apesar de alguns distúrbios ácido-básicos de equilíbrio devido a predominância do consumo de alimentos acidificantes tem sido posta em questão pela literatura científica, parece que o corpo tem mecanismos eficazes para manter o ácido-básico homeostase. Os benefícios para a saúde atribuídos para a dieta alcalina é devido a mais mecanismos de ação do que o alcalinizantes potencial.

Palavras-chave: alimentos ácidos, alcalinos de alimentos, a dieta

 

Introdução

A homeostase ácido-base metabolismo é essencial para o funcionamento do organismo dentro dos limites fisiológicos e metabolismo celular. Em condições normais, o equilíbrio ácido-base é mantida em um pH arterial entre 7.36 e 7.44, e um pH intracelular 7.2 [1]. O corpo humano possui mecanismos altamente específico para a manutenção da homeostase ácido-base, que não falha apenas em situações patológicas, tais como doença renal crônica ou doença pulmonar crônica. Os rins e as vias respiratórias, desempenham um papel essencial na manutenção do equilíbrio ácido-base. Há e intracelular mecanismos que mantêm o equilíbrio ácido-base.

Mesmo pequenas flutuações no pH não são compatíveis com a vida, só por esse motivo, os mecanismos para a manutenção da homeostase ácido-base de entrar em serviço, independentemente do componente da dieta, a fim de evitar estados de acidose ou ao alkalosis crônica no corpo, o que muitas vezes só aparecem no fundo da patologia existente. O principal sistema tampão, que atua para manter o equilíbrio ácido-base é o sistema HCO3–/CO2 (bicarbonato/dióxido de carbono). Doenças respiratórias e distúrbios metabólicos que afetam o sistema HCO3–/CO2 conduzindo assim a amortização do pH normal do corpo.

A dieta alcalina foi e ainda é promovido intensamente nos meios de comunicação, entre pessoas que querem adotar uma dieta saudável. Felizmente, a adoção de uma dieta que contém mais alimentos com potencial alcalinizantes no corpo do que os alimentos com um potencial acidifier não tem necessariamente efeitos negativos. Em pesquisar os registros dos cientistas credíveis em relação aos efeitos positivos de uma dieta alcalina, pode-se notar a ausência de alguns estudos que mostram uma relação clara entre o consumo predominantemente de alimentos alcalinos e a saúde a longo prazo.

O moderno dieta rica em carnes, queijos, sucos, refrigerantes, sal, alimentos fritos ou pesado processado é considerada de grande potencial para acidifia o corpo e, assim, aumentar o risco de osteoporose, doença renal, câncer, redução da massa muscular [1].

A influência da dieta sobre a homeostase ácido-base

Existem dois termos que muitas vezes são confusos quando eles falam sobre a perturbação na homeostase ácido-base metabolismo. Acidose láctica é um fenômeno que predispõe o corpo a acidemia, mas não é a mesma com acidemia. Acidemia é uma condição em que o pH do sangue cai abaixo de 7.35 [2]. Acidemia é uma condição grave que pode colocar sua vida em perigo, mas é muito improvável ou impossível de ser causada por alimentos. Através de mecanismos de ajuste do pH, o corpo humano não permitem, em condições normais, para chegar a acidemia. Acidemia pode ocorrer apenas em estágios avançados de doenças renais ou do trato respiratório, tais como insuficiência renal ou respiratória [2].

Acidose láctica é um fenômeno que envolve o carregamento da crônica com os ácidos do corpo, o que leva a um maior esforço por parte do buffer e dos mecanismos de manutenção do equilíbrio ácido-base. O corpo pode ser submetido a cargas em excesso de ácidos através de: dieta, medicamentos, metabólicas ou perturbações [2]. Quando se trata de alimentos, na maioria das vezes é uma confusão entre os alimentos com pH ácido e alimentos que podem acidifia o corpo. Por exemplo, suco de laranja tem um pH ácido do 3.30-4.19 [3], mas no corpo tem um efeito alcalinizantes (potencial de uma carga de ácido-renal – 2.90) [4]. O potencial de acidificantes ou alcalinizantes de uma comida ou de uma bebida é dado pelo conteúdo mineral.

Os principais alimentos ou bebidas acidificantes são aqueles que contêm aminoácidos com enxofre, ácido fosfórico (bebidas carbonatadas), fosfatos, sal. Mesmo se à primeira vista, o sal é neutro em termos de pH e não é metabolizado em ácido, parece que é responsável por 50% do potencial de acidificação da dieta dos norte-americanos [2]. Os mecanismos pelos quais o sal provoca a acidificação do corpo não são completamente conhecidos, mas parece que um desses mecanismos é a diminuição da capacidade dos rins para excretar o excesso de ácidos na urina. Atualmente, há estudos que destacam uma maior predisposição para a acidose metabólica através de um grande consumo de sal entre adultos saudáveis [4]. Os efeitos adversos do consumo excessivo de sal são mais pronunciado no caso da população idosa. O alto consumo de sal, o que predispõe a acidose metabólica entre os idosos, enfatiza a predisposição já existente redução na densidade óssea e massa muscular. As pessoas imobilizada na cama são os únicos que podem registrar mais significativos efeitos negativos sobre a massa óssea e muscular por um grande consumo de sal.

Um método de medir o efeito dos alimentos no equilíbrio ácido-base no organismo é o PRAL (potencial renal de ácido carga) [5]. Índice de PRAL pode ser útil para distinguir entre os alimentos ácidos e alcalinos depois de um método científico e não apenas com base em suposições. Como o valor do PRAL é alta, de modo que um alimento tem um potencial de acidificação do corpo superior. Na base do índice PRAL pode-se dizer que os queijos duros e experientes, gema de ovo, carne, arroz, amendoim, nozes e peixe têm o maior potencial de acidificação do corpo. Por outro lado, os alimentos com potencial grande alcalinizantes, considerados benéficos: frutas, verduras, legumes, leguminosas, sementes, vinho tinto e vinho branco, o café.O potencial de carregamento da função renal com alimentos ácidos:

Queijo parmesão
34.2
Queijos curados
19.2
O queijo fresco, cottage
8.7
Iogurte integral
1.5
Leite integral
0.7
Gema de ovo
23.4
Ovo branco
1.1
Ovo inteiro
8.2
Carne
13.2
Turquia carne
9.9
Salsicha
6.7
Espinafre
-14
Aipo
-5.2
Vermelho
-3.1
Brócolis
-1.2
Manteiga
0.6
Azeite de oliva
0.0
Amendoim
8.3
Nozes
6.8
Banana
-5.5
Damasco
-4.8
Passas
-21
Arroz branco
4.6
Pão integral
1.8
Espaguete
6.5
Lentilhas
3.5
Ervilhas verdes
-3.1
Vinho tinto
-2.4
Café
-1.4

 

É bem sabido que o excesso de proteína na dieta, especialmente proteína animal, pode afetar o funcionamento dos rins e a densidade óssea. Um dos principais mecanismos é a predisposição para a acidose causada pelo consumo excessivo de proteína. A maioria dos alimentos com alto teor de proteína (queijo, carne, peixe, ovos) têm um índice PRAL alta, classificando-se entre os alimentos com maior potencial acidificante e que impõem automaticamente um pedido para o permanente rins tendo em vista a eliminação do excesso de ácidos. No entanto, as proteínas permanecem nutrientes particularmente importante, consumidos nas quantidades recomendadas a cada dia, contribuir para a manutenção da saúde dos ossos, músculos e até os rins. Neste caso, a melhor forma de neutralizar o potencial acidifier de alimentos como a carne, é o de limitar o consumo de porções do normal (as porções recomendadas pelas diretrizes para a nutrição com base na idade, sexo e atividade física) e a associação destas fontes de proteína de alta qualidade com frutas e legumes, o que contribui para o equilíbrio ácido-base equilíbrio do corpo.

Ao longo do tempo, o pH da água e do solo foi alterada, o que resultou em uma mudança no pH de alimentos naturais. Na dieta do paleolítico, com base principalmente em alimentos de origem vegetal coletado e um conteúdo esporadicamente carne era alcalina, mas com o advento da agricultura e a industrialização, a dieta tem evoluído para um potencial acidifier muito maior.

Nos últimos 100 anos, o pH dos oceanos caiu de 8,2 8,1 devido ao aumento do CO2 na atmosfera [4]. Mesmo se essa mudança de pH parece sutil à primeira vista, ele tem um significativo efeito negativo sobre a flora e a fauna dos oceanos, alguns autores, alegando que ele pode contribuir para o desaparecimento dos recifes de coral [4]. o pH do solo também diminuiu em todos esses anos, e um valor abaixo de 6 influencia o conteúdo mineral dos alimentos. O valor ideal de pH do solo para um conteúdo normal na planta mineral é entre 6 e 7. Solos ácidos conter baixas quantidades de cálcio e de magnésio biodisponível.

Todas essas mudanças têm afetado o pH da dieta ao longo do tempo, tem sido observada uma redução do teor em potássio, e um aumento do teor de sódio associado com um aumento de cloreto comparado com bicarbonato. Estas alterações conduziram a um intercâmbio de a proporção de potássio, de sódio a partir de 10:1 para 1:3 [6].

Além de alimentos ricos em proteínas, o consumo de sal e alimentos alcalinos comemos, a água pode ter um papel importante na manutenção do equilíbrio ácido-base equilíbrio do corpo. Água alcalina é muito divulgado, e, aparentemente, tem algumas evidências científicas para dar suporte a ele [7]. Alguns benefícios podem ser observados em termos de mineralização do osso [7] , e alguns estudos em ratos mostraram um aumento significativo na expectativa de vida [8]. Não existem resultados em termos de aumento da expectativa de vida em humanos.

Além disso, a produção de ácidos através do metabolismo dos alimentos, o índice de PRAL grande, o intestino tem um papel importante na geração de azici ou bases de derivados da dieta. Digestão e absorção intestinal de diferentes tipos de proteínas, aminoácidos e minerais afetam o equilíbrio ácido-alcalino [9]. Como sabemos, a absorção intestinal pode variar dependendo do conteúdo da dieta, por isso, é difícil determinar em que medida os processos de digestão no intestino nível modula o equilíbrio ácido-alcalino e se eles podem ser influenciadas por alterar a composição da dieta.

Acidose e efeitos potenciais sobre a saúde

Em primeiro lugar, vale a pena mencionar que a acidose pode ser causada por determinadas patologias ou distúrbios metabólicos, na ausência de um link direto com a nutrição. Por patologias que causam distúrbios metabólicos com a produção de ácidos em excesso no corpo incluem: doença renal, diabetes, diarréia, febre, deficiência de aldosterona, biliar de transtornos mentais e de pâncreas. Em algumas doenças, como o diabetes, você pode instalar um círculo vicioso que predispõem à acidose. Por exemplo, acidose faz com que a resistência à insulina e resistência à insulina é um fator de predisposição para acidose metabólica [2].

Uma das consequências mais frequentemente mencionada de uma dieta principalmente ácidas (com alto teor de comida índice PRAL grande) é a diminuição na mineralização óssea e perda óssea. Os ossos são o mais importante depósito de minerais, com efeito buffer e, por isso, foi considerada a lesão óssea no caso de um dietas ácido, seguida de um longo período de tempo. No entanto, até o momento não podemos extrair os registros muito clara sobre este efeito adverso [2,10]. Há algumas evidências que mostram que uma dieta alcalina ou suplementos básicos diminuir a excreção urinária de cálcio e pode proteger a massa óssea [2].

Aumento do risco de câncer tem sido associada por alguns autores com a dieta com potencial acidificante. O instituto Americano para Pesquisa do Câncer afirma que há uma ligação direta entre a dieta alcalina e diminuir o risco de câncer, e uma dieta com o potencial acidifier aumenta o risco de câncer, o organismo ter mecanismos muito eficazes ajuste do equilíbrio ácido-base.

Além disso, a dieta alcalina tem sido associado com uma diminuição do risco de doença cardiovascular, doença renal, sarcopenie, osteoporose. Todas estas associações não têm evidência científica para apoiar a ligação entre a redução de riscos e a dieta alcalina é devido ao equilíbrio de ácido-base transtornos.

Se analisarmos com cuidado, a dieta alcalina contém principalmente frutas e legumes, cereais integrais, alguns legumes e nozes, e pequenas quantidades de alimentos de origem animal, alimentos processados, refrigerantes, álcool. Todas essas recomendações da dieta alcalina sobrepõem-se em grande medida com as recomendações de uma alimentação saudável. É bastante claro que uma dieta irá reduzir o risco de doenças crônicas, especialmente as doenças metabólicas e câncer, no entanto, os registros existentes atributo estes efeitos positivos para outros mecanismos de ação.

Conclusões

Não há até agora nenhuma evidência científica altamente relevantes para dar suporte a uma dieta alcalina e que pode resultar em recomendações claras para a população. No entanto, é possível identificar alguns benefícios. O corpo tem mecanismos muito eficazes para manter a ácido-base equilíbrio porque o menor flutuações podem afetar o metabolismo celular e de funcionamento fisiológico limites. Foram identificar certos alimentos com potencial acidificante (alimentos de origem animal, grãos refinados, alimentos processados), o que representa a maior porcentagem da dieta diária, a longo prazo pode impor problemas de saúde, causados por um estado de acidose. Uma dieta alcalina é, por definição, uma dieta que atenda, em grande parte, as recomendações da dieta efeito (rica em frutas e legumes ), portanto, ele tem certos efeitos para a redução de doenças crônicas e câncer, que não designa necessariamente o efeito de alcalinizantes.

Referências:

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  • Pizzorno J. Acidose: uma Ideia Antiga Validado por uma Nova Pesquisa. A Medicina integrativa: Um Médico de Jornal. 2015;14(1):8-12.
  • Universidade De Clemson. 2018. Valores de pH de Alimentos Comuns e os Ingredientes. [ONLINE] Disponível em: https://www.clemson.edu/extension/food/food2market/documents/ph_of_common_foods.pdf. [Acessado Em 25 De Junho De 2018].
  • Schwalfenberg GK. A Dieta Alcalina: Há Evidências de Que um pH Alcalino Dieta Benefícios de Saúde? Revista de Saúde Pública e Ambiental. 2012;2012:727630. dois:10.1155/2012/727630.
  • REMER, THOMAS et al. Potencial Renal de Ácido Carga de Alimentos e sua Influência sobre o pH da Urina.Journal of the American Dietetic Association, Volume 95 , Questão 7 , 791 – 797.
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  • Juergen Vormann, Thomas Remer; Dietéticos, Metabólicos, Fisiológicos e Doenças Relacionados com o Equilíbrio Ácido-Base: Prefácio à contribuição da Segunda Internacional Ácido-Base Simpósio, O Journal of Nutrition, Volume 138, Problema 2, 1 de fevereiro de 2008, Páginas 413S–414S, https://doi.org/10.1093/jn/138.2.413S.
  • Magro M, Corain L, Ferro S, et al. Água alcalina e Longevidade: Um Murino de Estudo. Baseada em evidências Medicina Complementar e Alternativa : eCAM. 2016;2016:3084126. dois:10.1155/2016/3084126.
  • Remer T. Influência da nutrição sobre equilíbrio ácido-base–aspectos metabólicos.Revista europeia de Nutrição, 2001 Out;40(5):214-20.
  • De Alimentação E Nutrição Em Revista. 2016Alkaline Dieta: pH Afetam a Saúde e bem-estar? [online] https://foodandnutrition.org/may-june-2016/alkaline-diet-ph-affect-health-wellness/[acedido em 23 de junho de 2018].
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