Proteínas de origem Animal versus proteínas vegetais – Revista de Hoje

   Uncategorized

Nicoleta Tupiță, Nutricionista-Nutricionista,

especialista em nutrição esportiva, colaborador F. R. de Rugby

Alin Popescu, Médico clínico geral, medicina do esporte,

competência apifitoterapie, gerente médico F. R. de Rugby

 

Resumo:

Proteínas animais são cada vez mais expostos a críticas dos seguidores de estilos de comer vegan ou vegetariano. Em termos de qualidade biológica, mesmo se as tendências inclinam-se para as proteínas vegetais, a ciência se inclina para os animais. Existem vários métodos, reconhecido e apoiado pela OMS e a FAO, através do qual você pode determinar a qualidade das proteínas alimentares. Ao estudar os resultados desses testes da proteína, pode ser visto que os animais têm uma qualidade nutricional superior ao tempo de uma melhor digestibilidade e um teor adequado de aminoácidos essenciais. Equilíbrio é a palavra-chave quando se trata de fontes de proteína, 1:1 pode ser considerada uma proporção ideal de proteína animal versus proteína vegetal na dieta diária da maioria das categorias da população.

Palavras-chave: proteína animal, proteína vegetal, a qualidade nutricional

Resumo:

Proteínas animais tem cada vez mais exposto a críticas da vegan ou vegetariana, dieta seguidores. Relação qualidade biológica, mesmo se as tendências tendem a proteínas vegetais, a ciência tende para o animal. Existem vários métodos, reconhecido e apoiado pela OMS e a FAO, que determinam a qualidade das proteínas alimentares. Ao estudar os resultados destes testes de proteína, pode ser visto que os animais têm maior qualidade nutricional, devido à melhor digestibilidade e teor adequado de aminoácidos essenciais. Equilíbrio é a palavra-chave, e quando se trata de fontes de proteína, 1:1 pode ser considerado o ano a proporção ideal de proteína animal versus proteína vegetal na dieta diária da maioria das populações.

Palavras-chave: proteínas de origem animal, vegetal de proteínas de qualidade nutricional

Introdução

Dos macronutrientes, proteínas são os únicos que têm uma função de energia secundária. As proteínas fornecem 4 kcal/g, também hidratos de carbono, mas eles não são utilizados como fonte de energia em situações normais. O corpo gira para obter proteínas de energia apenas quando ele não tem mais hidratos de carbono ou gorduras para apoiar as necessidades de energia [1,2].

As proteínas são substâncias de primeira importância e pode ser chamado de “blocos de construção do corpo”, porque o corpo precisa de proteínas para desenvolver, reparar estruturas, para formar novas estruturas, defender e encaminhar as informações para o sistema nervoso.

As funções das proteínas no organismo [1,2,3]:

  • entra na estrutura de todos os órgãos e tecidos (músculos, ossos, pele, cabelo, ligamentos, hormônios, etc.);
  • são os componentes dos fluidos corporais (sangue, líquido intersticial, saliva, etc.);
  • tem um papel na reparação e na síntese das células;
  • participa no controle genético (proteínas no núcleo da célula);
  • contribuir para a defesa do corpo pela imunoglobulina;
  • são os transportadores de oxigênio, vitaminas, minerais, lipídios;
  • contribui para a síntese de hormônios, enzimas e neurotransmissores;
  • função energética, assim secundário;

As proteínas dos alimentos são compostas de 20 aminoácidos. Os aminoácidos são essenciais constituintes da proteína. Eles podem formar centenas de combinações que dão origem a uma infinidade de proteínas. Dependendo da capacidade de síntese no corpo, existem 3 tipos de aminoácidos:

  • aminoácidos essenciais (podemos sintetizar no organismo, devem ser fornecidos pelos alimentos);
  • não-aminoácidos essenciais (pode ser sintetizado no corpo);
  • aminoácidos condicionalmente essenciais (não pode sintetizar, sob certas condições fisiológicas ou patológicas)

Classificação dos aminoácidos de acordo com a síntese no corpo

O conteúdo de aminoácidos é um dos mais importantes critérios na base dos quais determina a qualidade de proteína. As proteínas que contêm todos os aminoácidos essenciais em proporções necessária para que o corpo muitas vezes são classificados como proteínas de alta qualidade biológica ou completa de proteínas. Em geral, as proteínas de origem animal são completa de proteínas de alto valor biológico (proteínas de ovo, leite, carne). A maioria das proteínas de origem vegetal (leguminosas, nozes e sementes, grãos) são proteínas incompletas ou parcialmente completa por conter todos os aminoácidos essenciais, ou conter, em quantidades limitadas e, portanto, deve ser combinado com proteínas complementares para o corpo a beneficiar de uma quantidade suficiente de todos os aminoácidos essenciais necessários para a síntese de proteínas endógenas. Até o presente momento, de acordo com estudos e análises credíveis existentes, parece que a única completa de proteínas de origem vegetal são encontradas na soja.

As controvérsias existentes sobre a qualidade da proteína

Há muitas controvérsias quando se trata da qualidade de proteína animal versus proteína vegetal. Em nossos dias, quando o vegetarianismo, veganismo e flexitarianismul pegar uma escala cada vez mais alto, as fontes de proteína animal são cada vez mais culpado. Neste contexto, é muito importante olhar para os métodos científicos existentes para a análise da qualidade da proteína, de modo a fazer as melhores recomendações. Recomendações sobre o consumo de proteína deve ser o mais personalizado. O consumo excessivo de proteínas pode ter efeitos adversos no longo prazo. Moderno dietas onívoros, especialmente nos países desenvolvidos, tendem a conter maior quantidade de proteína do que o necessário por dia nutricional. Por outro lado, para certos grupos da população, tais como atletas, crianças, idosos, um maior consumo de proteína de boa qualidade é essencial para o desenvolvimento ou manutenção de massa muscular e outros órgãos e tecidos.

Não devemos negligenciar a boa comunicação que fazem os seguidores do veganismo. Há muitos artigos na internet [4], que afirmam que proteínas vegetais são nada menos do que a proteína animal e que a alimentação vegana pode fornecer a necessária aminoácidos essenciais para qualquer categoria da população. Há muitas referências, mesmo em relação a um tipo de alimento-vegan entre o desempenho dos atletas, que pode fornecer a proteína adequada. A partir do que é conhecido até agora das recomendações dietéticas “clássica”, comer vegan não é adequado para crianças ou atletas. Vegetarianos que permite o consumo de proteína de ovos e/ou leite pode fornecer proteína suficiente se ele é bem equilibrado. Além disso, mesmo no caso flexitarienilor não é uma questão de deficiência de proteína, enquanto eles consomem ovos e laticínios, frequentemente, ocasionalmente, peixe e carne, a ser incluído na dieta.

Um artigo recente [4], publicado pelo Huffington Post examina a questão das diferenças entre a proteína animal e vegetal e tenta atacar o conceito de “proteína complementares”, alegando que o nosso corpo garante uma constante pool de aminoácidos essenciais, independentemente da sua dieta diária. No mesmo artigo, eles fazem comparações entre a pastagem de animais e de pessoas, de apoio, de que, enquanto os herbívoros podem crescer e desenvolver-se com proteína vegetal, como também seria capaz de fazer isso e as pessoas. As comparações, no entanto, são exagerados e sabe muito bem que existem diferenças de metabolismo significativa entre herbívoros e onívoros. Um pingo de verdade não é, em termos de combinações de proteínas, especialmente no caso de veganilor. As pessoas que seguem uma dieta totalmente vegetariana pode fornecer a proteína em uma base diária, mas também para o benefício de todos os aminoácidos essenciais, deve assegurar que na sua dieta diária é apresentar uma variedade de fontes de proteína vegetal (leguminosas, nozes e sementes, cereais). Não é necessário combinar a usina de fontes complementares de proteínas na mesma refeição, desde que, no decurso de um dia eles consomem proteína complementares do ponto de vista do conteúdo em aminoácidos essenciais. No entanto, caso o ideal é combinar o seu na mesma mesa, de modo que não há nenhum momento em que o corpo seja exposto a um “curto” de aminoácidos essenciais.>

Nos assistindo e, por outro lado, pessoas que consomem principalmente de proteínas de origem animal, não há evidência que sugere um aumento do risco de doenças metabólicas crônicas, especialmente as doenças cardiovasculares. Este aumento do risco de doenças crônicas não ocorre devido à ingestão de proteínas, mas é atribuído ao “pacote” de nutriadants que acompanha proteína animal. É sabido que o principal problema do alto consumo de proteína animal é a ingestão, ao mesmo tempo, gorduras saturadas e, em alguns casos, até mesmo de sal.

Métodos de análise da qualidade da proteína

A qualidade da proteína depende de vários fatores, entre os quais: o conteúdo de aminoácidos, digestibilidade e biodisponibilidade de aminoácidos [6]. Os diferentes tipos de proteína, dependendo da origem de seus alimentos, apresenta valores diferentes desses fatores, o que faz com que eles tenham um fisiológicos de ação diferentes.

Existem vários métodos para determinar a qualidade da proteína. No momento em que são reconhecidos e utilizados as seguintes: a taxa de eficiência de proteína (protein efficiency ratio), o valor biológico (valor biológico), o uso de proteína líquida (net utilização das proteínas), o escore de aminoácidos corrigido pela digestibilidade da proteína (proteína de digestibilidade de aminoácidos corrigido pontuação = PDCAAS). PDCAAS tem sido recomendado pela FAO/OMS (Organização de alimentação e Agricultura e Organização Mundial de Saúde) como um método preferencial para determinar a qualidade da proteína.

A taxa de eficiência de proteína (protein efficiency ratio) determina a eficácia de uma proteína através da medição da taxa de crescimento dos animais. Este método envolve a medição da taxa de crescimento dos ratos alimentados com diferentes tipos de proteína. Esta determinação está expressa em gramas por corpo de ganho de peso/gramas de proteína ingerida. O valor padrão para a taxa de eficiência que a proteína é de 2,7, representando o valor de caseína. Qualquer proteína com alto valor de 2.7 é considerado como uma fonte excelente para o corpo humano. Entre as proteínas que têm um maior valor de 2,7 pode ser encontrado: proteínas da carne, dos ovos, do soro de leite [4,5].

O valor biológico da proteína (valor biológico) é determinado pelo cálculo da relação entre o nitrogênio usado para a formação de novos tecidos e o nitrogênio absorvido do alimento. Esta relação é expressa como uma percentagem (%) de azotulul utilizado. Este método determina a eficiência com que o corpo utiliza as proteínas fornecido pelos alimentos. Em geral, as proteínas de origem animal tem um valor biológico mais elevado do que os de origem vegetal. A maioria das proteínas de origem vegetal não contêm todos os aminoácidos essenciais em quantidade adequada o que leva à diminuição do valor biológico de um deles. Por exemplo, as proteínas do trigo tem um valor biológico de 64%, em comparação com as proteínas no leite que têm um valor biológico de 91% [4] . Mesmo se a soja é uma proteína vegetal completa, o valor biológico dos mesmos é menor do que a de carne bovina (de 74% para a soja versus 80% para a carne de bovino) [4].

O uso de proteína líquida (net utilização das proteínas) é calculado semelhantes o valor biológico da proteína, sendo a diferença determinada pelo fato de que, para a determinação do uso de proteína líquida levar em conta a quantidade de nitrogênio ingerido e não apenas a absorção. E, do ponto de vista do método de análise de proteínas de origem animal têm valores mais elevados do que os de origem vegetal (por exemplo, a soja tem um valor de apenas 61%, enquanto que os ovos têm um valor de 94%).

O escore de aminoácidos corrigido pela digestibilidade da proteína (proteína de digestibilidade de aminoácidos corrigido pontuação = PDCAAS) é expresso como a porcentagem do valor do primeiro aminoácido essencial limitar o teste de proteínas contra o valor de referência para o que de aminoácidos. Referências para o valor dos aminoácidos essenciais foram estabelecidos com base nas exigências de aminoácidos essenciais que uma criança de idade pré-escolar. Com tudo o que a FAO e a OMS considera este o melhor método para a determinação da quantidade de proteínas, tem sido demonstrado que, para certas proteínas que apresenta e fatores anti-nutrientes (proteínas de soja, a proteína no leite desnatado aquecida, as proteínas em grãos de café cru) valor de PDCAAS é superestimada [5].

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *